Beleza & Moda
O trabalho de blogueira: como fazer um contrato simples!
julho 14, 2017
6

E aê mulherada querida, tudo bom com vocês?

Hoje é papo de blogueira, mas que pode ajudar todas aquelas pessoas que estão começando uma atividade empreendedora: a importância de um contrato para prestação de serviços.

Esse post surgiu de uma postagem que eu fiz em um grupo de blogueiras no Facebook, onde mostrava meu primeiro contrato de trabalho com a internet e falei sobre a importância de fazer um contrato para formalizar o combinado.

A emoção do primeiro contrato!! CHOREI DE EMOÇÃO!!!

Eu tive algumas experiências ruins assim que comecei a trabalhar como influenciadora, por exemplo: um estabelecimento de beleza, onde fechei (combinado verbal) uma divulgação em troca de serviços (não tem nada de errado fazer permuta não viu amores!).
O combinado era eu ir lá quinzenalmente fazer um serviço acordado e depois realizar as postagens. Conforme o tempo foi passando, eu sentia que eles estavam fazendo um favor pra mim, e isso foi deixado bem claro pelas funcionárias, comentários do tipo: “ah, você é aquela que faz as coisas aqui de graça né?!”

Para evitar esse e outros tipos de constrangimento é que eu acho importante estabelecer o acordo em contrato. Vou deixar aqui em baixo um modelo bem simples de contrato comercial que você pode fazer diretamente com a pessoa responsável pelo estabelecimento da parceria.

Você faz as substituições que achar importante aqui, substituindo as informações daqui por outras que você ache importante.

Quando o contrato é fornecido pela empresa as coisas mudam um pouco, normalmente é um contrato bem mais longo e elaborado. LEIA ESSA BAGAÇA COM ATENÇÃO, se for necessário procure ajuda de um profissional!

Uma observação importante é que muitas empresas maiores só realizam parcerias e contratos mediante emissão de nota. Então se você pretende formalizar o seu trabalho com o blog, é bom que já comece a pensar nisso. Eu fiz um MEI – Microempreendedor Individual, onde a taxa é menor e burocracia pra realizar o cadastro também.

Outra observação importante (que tá mais pra uma dica pessoal): após o término do contrato, ou mensalmente se for o caso, mande um relatório do alcance de suas postagens. Printe quantas visualizações seus stories tiveram enquanto você falava da marca, coloque as informações adicionais que o Instagram oferece (foto abaixo), enfim, tudo que puder passar de números e credibilidade para o seu parceiro. Esse relatório não é uma regra, é uma coisa que eu gosto de fazer, tipo uma prestação de contas!

Essas opções estão na parte “ver informações”, disponível em baixo das fotos de quem tem perfil comercial. PS: coloquei uma das minhas fotos mais bombadinha pra dar aquela moral né, rs!

Se vocês quiserem, posso fazer outros posts falando sobre o MEI e sobre esse relatório final. Preciso do feedback de vocês tá?! 😉

Amigas, empresárias, blogueiras, empreendedoras, espero que esse post seja útil nas atividades profissionais de vocês. Não tive nenhuma consultoria jurídica para esse post, só experiências próprias que funcionaram comigo, ok?!

Seja sempre honesta e faça um bom trabalho!

Um beijo e MUIIIITA PROSPERIDADE PARA NÓS!

Você também pode gostar

familia

O poder do leite de coco – Resenha Sou Dessas

Veja mais
chapinha-estraga

Como Evitar Danos da Chapinha No Cabelo!

Veja mais
Captura de tela 2017-09-05 18.16.13

Como usar a mesma roupa de formas diferentes! #Look

Veja mais

Tem 6 comentários

  • o mei que vc fez entrou em qual categoria?

    • Raisa Trindade disse:

      Lu, meu MEI entrou como “Edição de cadastros e produtos gráficos”, porque não fiz ele exatamente para blog e sim para outra atividade que exercia antes, mas também é válido!

      Beijos

  • Muito bom esse post parabéns…no fundo no fundo as meninas da loja sentiam um pouco de inveja de você por isso fizeram piadinha mas esse episódio foi bom para o seu crescimento e se não tivesse acontecido você não teria dado essas dicas no blog…sucesso bjs

    • Raisa Trindade disse:

      Exatamente Marcinha! Vivendo e aprendendo né! O importante é fazer nossa parte sempre de maneira profissional e transparente! Um beijo!

  • Elisa Alecrin disse:

    Esse post tá salvando a minha vida!

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *